Lógica e Representatividade

Quando nós, do Lógicas Brasileiras, primeiro pensamos em organizar um evento sobre Lógica e Representatividade (como parte das celebrações do Dia Mundial da Lógica 2021), tínhamos uma motivação bastante clara, uma vez que visamos a construção de um diálogo acerca da representatividade das mulheres brasileiras que fazem (ou fizeram) lógica.

Entretanto, o dia da Lógica Inclusiva realizado online em 10 de junho de 2020 (pensado como uma tentativa mundial dos lógicos de refletirem sobre suas práticas acadêmicas) escancarou as muitas “representatividades” em Lógica.

De fato, em geral, nós lógicos nos enchemos de orgulho quando dizemos que lógica está numa linda interseção de áreas como Matemática, Filosofia, IA, Linguística e Computação. Mas nos esquecemos que essa é, na verdade, uma linha de pesquisa pária nessas áreas todas. Temos pouca voz e quase nenhum reconhecimento.

Soma-se a isso a sub-representação dentro da sub-representação: a falta de diversidade comum em várias áreas do conhecimento não é diferente em lógica.

Dessa forma, em 14 de janeiro de 2021, vamos organizar o Lógica e Representatividade como parte das celebrações do Dia Mundial da Lógica, evento da UNESCO. O nosso evento terá o apoio da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL).

O Lógica e Representatividade visa iniciar uma discussão sobre a (falta de) representatividade da/na lógica (no Brasil e no mundo). O objetivo é apresentar uma visão ampla e positiva de como podemos ser melhores e maiores.

O evento consistirá em palestras curtas de convidados especiais, que discorrerão tanto sobre o seu trabalho quanto sobre como vêem a situação de representatividade das comunidades às quais pertencem.

Algumas palestras serão ao vivo, outras gravadas, e o evento será bem dinâmico!! Também abriremos uma sessão de Q&A no Discord, que será anunciada em breve.

Todas as palestras estarão disponíveis no canal da SBL no Youtube.

Os palestrantes confirmados são:

Contato

logicasbrasileiras@gmail.com

Comemore conosco, divulgue!!!

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: