Lógicas brasileiras – passos iniciais

Sabemos, por nossas impressões pessoais, que há um número desproporcionalmente pequeno de mulheres praticando lógica profissionalmente em nosso país – e no mundo todo.

Esse assunto será abordado em diversos posts e sessões de nosso site – que foi criado, entre outras coisas, por causa dessa desigualdade, visando transformar esse estado de coisas etc.. e que ainda está em construção.

Nesta postagem, entretanto, gostaríamos de dar um passo adiante no que diz respeito à recolha de informações qualitativas – quem somos, onde nos formamos e trabalhamos, quais nossos projetos de pesquisa, quais são os traços comuns de nossas histórias e memórias como mulheres (cis, trans) ou pessoas não-binárias, de gênero fluido, agênero, crossdressers…

Essa iniciativa é muito importante e, como lembra Valeria de Paiva no blog Women in Logic, já existe uma lista internacional sobre a qual você pode ler aqui.

Assim, caso você deseje colaborar deste movimento de pesquisa, por favor, entre em contato conosco com respostas para as seguintes perguntas (ou encaminhe esta postagem para redes e pessoas que você imagina que podem se interessar em colaborar!):

1. Você poderia nos contar em algumas linhas como foi sua carreira até o momento (sua formação, sua motivação para se engajar com a lógica, suas pesquisas iniciais, suas influências intelectuais)?

1.2 Você vivenciou teve alguma dificuldade especial por ser mulher? Em caso positivo, pooderia nos contar sobre? Em caso negativo, ao que atribuiria essa rara situação?


2. Quais foram e são seus principais interesses de pesquisa? Qual é seu principal foco de pesquisa no momento?

3. Você ensina lógica ou alguma disciplina que tenha interface com a lógica? Qual ou quais?

4.Você gostaria de ver alguma mudança em sua esfera de trabalho? Poderia nos dizer qual ou quais?


5. Você tem alguma sugestão para nós do Lógicas Brasileiras?

Muito obrigada!

Louise Bourgeois – Spiral (2005)

Publicado por Lógicas Brasileiras

Projetos de pesquisa e ensino, história e memória de, com, para e relacionados a mulheres brasileiras que fazem ou fizeram lógica.

Um comentário em “Lógicas brasileiras – passos iniciais

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora